Iê, Camarás! Plano de Salvaguarda e Inventário participativo. Coletivo Salvaguarda da Capoeira de Campinas.

ISBN: 978-85-7993-689-0

Autor/Organizadores: Alessandra Gama; Simone Gilbran Nogueira

APRESENTAÇÃO

O projeto lê camarás! Articulação e Elaboração do Plano de Salvaguarda da Capoeira se desenvolveu por meio de formações comunitárias e coletivas, contribuindo para a proposição de recomendações para o Plano de Salvaguarda da Capoeira, no município de Campinas.

Em 2013 foi sancionada no município, a Lei 14.701, que institui o Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, resultado de mobilizações e articulações dos detentores locais, junto ao poder púbico, em especial, a Coordenadoria Setorial de Patrimônio Cultural (CSPC). Após sancionada a lei, a Capoeira Jongo foram reconhecidos e registrados e o como bens imateriais da cidade, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas CONDEPACC. O Coletivo de Salvaguarda da Capoeira de Campinas (CSCC) foi constituído em 2010 e vem acompanhando, assessorando e produzindo ações de diversas naturezas, que contribuem para o andamento desses processos de valorização do patrimônio imaterial com ênfase na articulação dos detentores da capoeira, ou seja, organização e mobilização de mestres, grupos, entidades e associações formais e não formais.

É objetivo do CSCC coletivizar os processos de identificação, documentação, registro e salvaguarda da capoeira, neste sentido, alinhamos os nossos processos em consonância com a metodologia participativa proposta pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional PHAN por meio do ‘Inventário Participativo’, seguindo princípios da Educação Patrimonial.

Esse processo foi orientado por diretrizes de autogestão, autoformação e construção coletiva de propostas de salvaguarda para a capoeira, portanto, é dentro desta perspectiva comunitária que o presente projeto se insere.

O SCC neste momento, apresenta os resultados da primeira experiência coleva e participativa protagonizada por capoeiristas, meio por qual organizam e constroem um processo comunitário que resultou na elaboração do Plano de Salvaguarda da Capoeira de Carpiras.

Deixe uma resposta