Aquisição da linguagem na primeira infância: práticas na educação infantil e no processo de alfabetização.

ISBN 978-85-7993-646-3

Autor/Organizadores: Poliana Bruno Zuin

Primeiras Palavras

O escritor escolheu a revelação do mundo e especialmente a revelação do homem aos outros homens para que estes adquiram, em face do objeto desnudado, toda a sua responsabilidade. Ninguém pode fingir ignorar a lei, porque há um código, e porque a lei é coisa escrita: depois disto, pode infringi-la, mas sabe os riscos que corre. Do mesmo modo, a função do escritor é fazer com que ninguém possa ignorar o mundo e que ninguém se possa dizer inocente.

Jean-Paul Sartre, in “Situações II”

 

 

Este livro resulta de diálogos e experiências junto a alunos, professores e pós-graduandos no âmbito das práticas de ensino e do processo de aprendizagem da língua materna no contexto da Educação Infantil e Séries Inicias do Fundamental. Esses diálogos foram alargados na disciplina “Aquisição da Linguagem na Primeira Infância: práticas na Educação Infantil e no Processo de Alfabetização” por meio de reflexões teóricas do pensamento de autores, tais como: Vygotsky, Bakhtin, Paulo Freire, Larrosa, Ginzburg, bem como de autores que vão ao encontro desses pensadores entendendo a linguagem enquanto interação e constituição dos sujeitos.

 

As discussões aqui propostas tiveram reflexões relativas também às práticas que ocorrem nesses contextos educativos. Um convite a experienciar a prática foi feito aos alunos da disciplina e com a inserção nas salas de aulas de educação infantil e salas de alfabetização puderam apresentar o seu constructo teórico e reflexivo por meio das páginas que constituem essa pequena obra. Olhando para as brincadeiras como gestos que antecedem a escrita, a oralidade, o desenho, a leitura e o início do desenvolvimento da escrita e a aprendizagem de Libras como segunda língua, os autores dessa obra teceram suas relações imbuídos de palavras alheias e de intertextualidade contribuindo com leitores em formação e com aqueles que também atuam nessas faixas etárias de ensino.

 

Que muitas reflexões surjam a partir da leitura e do encontro de nossas vozes contidas nessa obra e que essas inspirem as suas trajetórias!

 

Agradeço ajuda financeira do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSCar que viabilizou a publicação desse livro.

 

Poliana Bruno Zuin

Deixe uma resposta