Proposituras: ensino e saberes sob um enfoque interdisciplinar.

ISBN 978-85-7993-573-2

Autor/Organizadores: Paulo Augusto Tamanini

PRELÚDIO

 

Reflexo das alterações dos Currículos, das metodologias e de uma forte ideologia avessa à perpectiva tecnicista, o Ensino é também influenciado pelos subsídios teóricos demandados por diversificação de estratégias de aprendizagem que gravitam em torno de um compartilhamento de saberes, conhecido como interdisciplinaridade. Isso decorre de forma pertinente e intermitente porque o ofício magisterial é pontuado pela ressignificação, reavaliação, revisão, reestruturação e readequações impostas pela compreensão de que o conhecimento não se reduz à mera sistematização de dados e informações, mas às reflexões subjetivas e entrecortadas pelas individualidades e especificidades dos contextos que deles se originam.

 

 Logo, esse modo liquefeito e contributivo de se pensar os saberes tenta dirigir ações e mentalidades, influenciando por consequência, a vida escolar e o processo de Ensino que se teatralizam nas salas de aula. Contudo, modos outros de compreensão espaçada, valorização das opiniões e dos achismos, por vezes, destoam do que inicialmente se propunha como competência comungada por muitas vozes a respeito de certos temas. Ainda que se valorizem as experiências trazidas dos espaços outsiders para as salas de aula, a Escola continua sendo o local de referência e de norteamentos de Proposituras do Ensino e Pesquisa em que as motivações são alimentadas por diretrizes colegiadas. Portanto, o Ensino é também um ato social, responsivo à pluralidade, ao respeito provindo da magnanimidade e do desafio de se perceber pertencente ao coletivo. E fazer escolhas em prol de muitos é deixar que as parcialidades morram um pouco.

 

Por fim, Proposituras nasce dessa vontade de se evidenciar o saber compartilhado, de uma motivação nascida do desejo de se aprender e colaborar com os processos formativos plurais capazes 6 de favorecer a consciência histórica, crítica e propositiva, sem esquecer é claro, das normas e crivos a que toda obra é submetida. Longe de qualquer ímpeto raso e descompromissado de lançar ao mercado editorial apenas mais uma obra, Proposituras apresenta autores com suas experiências acadêmicas, férteis por alargar os horizontes de análise, a partir de questões teórico-metodológicas prementes e testadas pela empiria, que muito facultam e enriquecem a produção acadêmica. Vinte e um capítulos que com seus traços distintivos tornam-se a expressão material do convencimento de a Escola continuar sendo um espaço de valorização da escrita e do Ensino sob uma perspectiva notadamente interdisciplinar.

 

 E por último, faço aqui uma menção honrosa aos professores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que deram suas contribuições a este projeto. Gratidão aos professores convidados que muito engrandeceram com a partilha de suas experiências acadêmicas, pesquisas e ensino, e no pronto aceite desta obra.

 

O Organizador

Deixe uma resposta