Estudos do texto e do discurso: materialidades diversas.

ISBN: 978-85-7993-054-6

Autor/Organizadores: POSSENTI, Sírio & BENITES, Sônia Aparecida Lopes


APRESENTAÇÃO
 
 
Este volume dá continuidade ao projeto editorial da Linha de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso, do Programa de Pós‐graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Trazemos a público, nesta ocasião, parte dos resultados de uma parceria entre a UEM e a Unicamp, possibilitada pela CAPES, por meio de um Projeto de Cooperação Acadêmica envolvendo as duas instituições. Por isso, os trabalhos aqui publicados são de autoria de docentes que participam do projeto ou de seus orientandos.
 
Depois de abordar conceitos e métodos de estudos do texto e do discurso, no primeiro volume da série, de interrelacionar língua(gens), identidade e memória, no segundo, e mídia e política, no terceiro, tratamos, neste quarto volume, de textos e discursos de diferentes materialidades: “olhos” e manchetes de jornalismo impresso e de webjornalismo, reportagens e propagandas televisivas, propagandas governamentais e campanhas publicitárias.
 
Enquanto algumas dessas análises consideram textos ou conjunto de textos de determinado campo, outras desestruturam essas unidades instituídas, ou consideram “destaques” de textos efetuados pela própria mídia, definindo percursos não esperados, a partir da interpretação de relações eventualmente insuspeitas no interior do interdiscurso.
 
Apelando para conceitos de Maingueneau, poderíamos dizer que, enquanto o primeiro grupo aborda unidades tópicas, o segundo focaliza unidades não tópicas, reunidas pelo pesquisador, de acordo com algum critério histórico, independentemente de fronteiras institucionais prévias.
 
Considerando que o sentido está em agrupamentos de enunciados inscritos em fronteiras, mas que eventualmente as atravessa, cabe ao analista do discurso considerar ambas as modalidades de circulação dos discursos. É isso o que propomos neste livro.
 
 
Campinas /Maringá, maio de 2011.
Sírio Possenti, Sonia Aparecida Lopes Benites

Deixe uma resposta