Diálogos com a literatura infantojuvenil

eISBN: 978-85-7993-762-0

Autor/Organizadores: Letícia Queiroz de Carvalho, Nelson Martinelli Filho

Apresentação

A leitura literária no ensino fundamental tem se constituído como prática essencial e humanizadora para a formação de jovens leitores. Desse modo, acalorados debates acerca do lugar da literatura infantojuvenil no contexto escolar têm destacado as especificidades das produções ficcionais para crianças e o público juvenil, a partir do reconhecimento desses leitores como sujeitos agentes e responsivos diante do texto literário.

Os artigos aqui apresentados buscam ressaltar a potência da literatura para crianças, por meio de um viés crítico e dialógico, ao considerarem as questões sociais que permeiam o universo infantojuvenil e as possíveis interlocuções entre a literatura e a vida que transborda nas ruas, nos filmes, nos quadrinhos, universo digital, nas propagandas, nas memórias, enfim, na vida pulsante.

Os recortes analíticos que compõem o livro emergiram das discussões, no contexto do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, sem perderem de vista a realidade da docência da leitura e da literatura no Ensino Fundamental.

Por isso, a pertinência das análises desses mestrandos, advém, principalmente da autoridade com que explanam como professores da escola pública que, em tempos de Escola sem partido e de outros delírios pedagógicos reveladores de um retrocesso político e cultural também no cenário educativo, apontam caminhos esperançosos para o trabalho com a Literatura na educação.

Possamos, pois, ler e refletir sobre a leitura e a literatura na sala de aula, percebendo em sua edificação as formas de resistência e de constituição de um senso crítico os quais nos façam vislumbrar possíveis rupturas e transgressões que tragam para a escola uma nova postura docente e leitores mais críticos e situados em seu tempo e em suas histórias.

Boa leitura!

Os organizadores

Deixe uma resposta