Diálogos contemporâneos em gestão organizacional.

ISBN: 978-85-7993-735-4

eISBN: 978-85-7993-738-5

Autor/Organizadores: Rafael Gonçalves Campolino; Rosana Teresinha D’Orio de Athayde Bohrer

PREFÁCIO

Precisamos formar pessoas que pensem, que criem, que façam o mundo progredir. E não se faz o mundo progredir com leveza.

Gilles Lipovetsky

A obra “Diálogos Contemporâneos em Gestão Organizacional” foi produzida por profissionais vinculados aos contextos: acadêmico e organizacional. À medida que o leitor percorrer os textos poderá perceber que os autores dialogam por inúmeros estudos e pesquisas a fim de sustentar suas construções. As análises e considerações formuladas por reflexões e orientações pari passu à gestão, evidenciam um movimento voltado tanto para a produção científica quanto para a formação de pessoas que sejam ativas no processo evolutivo de sua época.

Os temas abordados nesta obra estão relacionados com as características da gestão atual, que se viu impelida para o desenvolvimento como um processo natural que contempla os aspectos relacionados ao capital humano, ator que ocupa todos os lugares na administração e na operação. Será possível, ao leitor, observar concepções cujo o foco e a atenção estão voltados para diversos tipos de Organizações.

Em diferentes momentos, os autores sublinham a ideia de não ser mais possível tratar a gestão de uma organização sem que, obrigatoriamente, seja considerado o envolvimento e a administração de riscos de toda natureza, materiais, contratuais, de sistemas e de pessoal. Evidentemente, esse aspecto também pondera o correto entendimento do objetivo maior de uma empresa, que é o ganho e o avanço de sua competitividade. O lucro, que permitirá a renovação do ciclo produtivo, também aponta para a geração de mais empregos e, como consequência, oferece sua parcela de contribuição para a melhoria da economia do país.

Dessa forma, movidos pelos impulsos gerados pela concorrência, é possível compreender que a única maneira de enfrentar o momento atual e futuro será olhar para dentro, remodelando ou ressignificando a estrutura administrativa, operacional e de recursos humanos para que os processos possam ser ajustados em todas as dimensões. É nesta visão de realidade e futuro possível que encontramos o valor dos temas apresentados pelos autores, expressos com singularidade, nas páginas desta obra.

Evaldo Tadeu Gomes Rosa[1]

1- Diretor Regional Centro-Norte da Kroton Educacional. Profissional na área financeira, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), especialização em Gestão Empresarial (2004). Experiência em controles orçamentários com elaborações de relatórios gerenciais, conhecimento e prática em Desenvolvimento de Projetos de Investimentos. Habilidade em Coordenação e Gestão de equipes. Docente nas disciplinas: contabilidade geral, contabilidade empresarial, contabilidade comercial e auditoria, contabilidade de custos e análise das demonstrações financeiras.

Deixe uma resposta