Pesquisas em educação: do ensino presencial à educação a distância.

ISBN: 978-85-7993-620-3

eISBN: 978-85-7993-790-3

Autor/Organizadores: Mario Marcos Lopes; Emerson Benedito Ferreira

INTRODUÇÃO

(Re)significando conhecimentos…

O ato de ensinar consiste em árduos e frequentes desafios para nós educadores. Desafios estes, marcados, pelos primeiros passos ainda em nossa formação inicial e que, na busca incansável por novos conhecimentos se estende cotidianamente, ora por nossa ação docente, ora por infinitas leituras/pesquisas/produções.

Assim é a proposta deste livro, e que me sinto honrado em prefaciá-lo. Um livro, que se objetiva na comunicação e socialização da produção de pesquisadores de conhecimentos elaborados a partir de reflexões sobre a prática educativa, do ensino presencial à educação a distância. Um livro que nos direciona para além do método tradicional, onde o professor era acostumado a esquemas pontos, transmitidos e reproduzidos, mas que aqui, somos impulsionados a conhecer as tecnologias para formar e educar em uma nova cultura da qual vivenciamos. Neste livro, organizado por Mario Marcos Lopes e Emerson Benedito Ferreira as práticas de experiências são elencadas, o que nos possibilita tomarmos como exemplos daquilo que foi e está dando certo. Assim como, são apresentadas novas ferramentas como recursos didáticos, principalmente a partir do uso das tecnologias nos dias atuais.

Percebe-se, que o conjunto da obra, tal qual seus organizadores, são pesquisadores comprometidos com uma perspectiva de transformação do que está posto. E tal perspectiva, nos coloca, como educadores que somos, diante de desafios sobre os quais buscamos (re)significar conhecimentos, inclusive nas relações interpessoais professor-aluno, professor-professor, aluno-aluno e para além delas.

Novos tempos, novos meios e novas abordagens. Os desafios estão lançados e cabe a nós darmos espaços as novas inquietações que possam vir a surgir a partir da leitura deste livro. Uma obra, que por si só lhe permitirá novas investigações. Basta desafiar-se a si mesmo.

Boa leitura!

Verão/2019

Prof. Dr. Ricardo Desidério da Silva

Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Apucarana e do Programa de Mestrado em Educação Sexual da UNESP, Campus de Araraquara-SP.

Deixe uma resposta