Littera: literaturas, percepções, expectativas

ISBN: 978-85-7993-664-7

Autor/Organizadores: Patricia Cezar da Cruz

Prefácio

A Casa de Estudos Germânicos (CEG/UFPA) é uma instituição aberta e multifacetada, agregando – além dos estudantes do curso de graduação em Letras com Habilitação em Língua Alemã e do Curso Livre de Alemão (CLA) – um público interessado por programações culturais que estimulam o diálogo entre os diversos meios artísticos da Alemanha e do Pará. Funciona também como núcleo de intercâmbio acadêmico entre Alemanha e Brasil.

Atuando, desde 2013, de forma regular e constante na Casa de Estudos Germânicos, o projeto Littera – Literaturas germânica e brasileira figura como pilar nas atividades culturais e educativas da Casa. Os mini-cursos tanto atendem o presente interesse nas ditas literaturas – principalmente nos autores canônicos – pelo público de Letras de qualquer habilitação, como estimulem uma curiosidade dos discentes por ter temática livre, aberta para propostas da comunidade.

Desde a sua apresentação na Casa de Estudos Germânicos há seis anos atrás, o Littera tem se empenhado em construir pontes através da literatura – em primeiro lugar entre as culturas germânicas e brasileiras, principalmente amazônicas. Estabeleceu conexões temporais também – entre o passado e o presente, indo além de uma recepção estética, perguntando e discutindo: o quê a obra e o autor nos propõem para hoje em dia?

Este diferencial se reflete também nos elevados números de participantes nos mini-cursos do Littera, gerando uma impressionante visibilidade não somente para o próprio projeto em si, mas também para a Casa de Estudos Germânicos.

Assim, o minicurso “Doppelgänger: o mito do duplo no folclore alemão e na Literatura Universal”, realizado neste ano durante o recesso, contou com mais do que 140 inscritos e alcançou um número considerável de participantes, lotando o espaço da Casa de Estudos Germânicos. Ou seja – para além da presença na mídia dentro e fora da UFPA – o Littera tem conseguido criar um ativo público principal e conquista, com cada edição, novos interessados no próspero formato “minicurso”.

Estes mais do que trinta mini-cursos realizados até então têm providenciado uma experiência reveladora com a literatura germânica e brasileira no sentido “Você abre os livros e eles abrem você” – fio condutor do Littera que tem colocado em prática desde a primeira apresentação na Casa de Estudos Germânicos.

O presente eBook é fruto destes encontros constantes: torna acessível e documenta relevantes temáticas literárias selecionadas para quem não podia participar na respectiva edição. Desta forma, testemunha também a sustentabilidade do projeto, consistente nos onze artigos a seguir.

O lançamento deste eBook no cinquentenário da Casa de Estudos Germânicos é sinônimo de caminhos percorridos em comum, cooperações bem sucedidas e visões para o futuro.

Vale ressaltar que a realização deste eBook no marco da programação cultural constante da Casa de Estudos Germânicos foi possível com o apoio significativo do Instituto Goethe.

Gostaria de agradecer a este grupo engajado de colaboradoras mulheres do Littera pela ilustre presença na Casa de Estudos Germânicos – radiando uma paixão pela literatura, acreditado no poder transformador dela.

Às perspectivas literárias e uma insaciável sede de conhecimento!

Boa leitura.

Katja Hölldampf

Leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)

Coordenadora da Casa de Estudos Germânicos (CEG/UFPA)

Deixe uma resposta