Práticas que inspiram: relatos de experiências de docentes da Rede Municipal de Ensino do Paulista/PE

ISBN: 978-85-7993-846-7

Autor/Organizadores: Dalexon Sérgio da Silva; Emanuel Souto da Mota Silveira; Glaucio Ramos
Gomes

Prefácio

O Prêmio Práticas que Inspiram, lançado pela Secretaria de Educação do Paulista em 2019, foi pensado como uma estratégia de socialização das muitas experiências exitosas, que tomam forma no chão das escolas municipais. A iniciativa veio reforçar o sentimento dos que realmente fazem e vivem a Educação, dando exemplos de superação, criatividade, inovação e compromisso docente. Até então, a convicção de que esses elementos podiam ser observados em nossas unidades de ensino ganhavam força a partir dos relatos dos técnicos, responsáveis pelo acompanhamento pedagógico. No entanto, não havia nenhum movimento na rede que estimulasse a sistematização das ações e posterior socialização.

Juntamos a intenção mobilizadora com a necessidade de também construirmos representações sociais positivas sobre o trabalho realizado na escola pública e fizemos do prêmio uma oportunidade de reconhecermos e difundirmos o valor das intervenções de nossas professoras e professores.

Foram relatadas 113 (cento e treze) experiências, vivenciadas nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e finais, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. O material produzido detalha rotinas, projetos e ações com foco no desenvolvimento das múltiplas dimensões dos estudantes e a ampliação do potencial pedagógico de nossas escolas. A inciativa mobilizou também os técnicos da Secretaria de Educação do Paulista, que ficaram responsáveis pela avaliação das experiências docentes. A citação dos mesmos é o reconhecimento pelo belo trabalho desenvolvido: Ana Rosemary Pereira Leite, Angélica Rosa da Silva, Gilcélica Francisca da Penha, Maria de Fátima Nascimento, Silene Alves Gonçalves Santana, Lincoln de Azevedo Pereira, Lucy Lopes Peres de Lima, Isis da Assunção Soares de Holanda, Simone Almeida Marinho Lins, Rose Pereira Carvalho, Josivane dos Passos Silva, Maria Betânia de Aguiar Lins, Maria Bernadete de Lacerda Brandão, Júlia Emília de O. Araújo dos Santos, Rosana Cláudia dos Santos, Niedja Vidal de Negreiros, Fernanda Maria de Arruda Andrade, Cristiane Muniz Araújo, Josane Maria Alves de Souza.

O prêmio foi conferido às melhores experiências, durante a Vivência Formativa em Rede, em uma cerimônia que dificilmente será esquecida pelos profissionais participantes. No entanto, sentimos a necessidade de ampliar a força e o alcance do que foi produzido e foi então que surgiu a ideia da produção deste livro.

O livro comporta 15 experiências pedagógicas que abordam diversas temáticas, tais como alimentação e ludicidade, educação para o trânsito, cultura nordestina e geografia local, matemática e ludicidade, formação de leitores, alfabetização na EJA por meio de gêneros textuais, educação inclusiva. Todas as experiências demostram a força e o ecletismo de um fazer docente baseado em uma concepção ativa, humanizadora e social de educação.

Práticas que Inspiram é um livro escrito por muitas mãos e com a missão de estimular novas práticas, novos registros e a renovação do compromisso de afirmarmos sempre que existe, sim, muita coisa boa acontecendo em nossas escolas públicas. Um livro feito por e para professores e repleto de marcas extraídas do chão da escola.

Esperamos que a leitura renove as esperanças e o compromisso de todos os professores- autores e inspire outros docentes.

Emanuel Souto da Mota Silveira

(Secretário Executivo de Desenvolvimento Educacional do Paulista)

Deixe uma resposta