Atividades de estágio em língua portuguesa: relatos de experiências dos residentes de Letras no Programa de Residência Pedagógica (PRP)

eISBN: 978-85-7993-841-2

ISBN: 978-85-7993-842-9

Autor/Organizadores: Vicente de Paula da Silva Martins

AGRADECIMENTOS

As experiências de Estágio em Letras (Línguas Portuguesa), no programa de Residência Pedagógica, não teriam sido possíveis sem a colaboração, estímulo e empenho da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), com especial dedicação da professora Madeline Gurgel Barreto Maia, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), através da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 6) e Secretaria Municipal de Educação de Sobral (SME).

Gostaríamos, por este fato, de expressar toda nossa gratidão e apreço aos núcleos gestores da Escola de Ensino Médio Luis Felipe (SEDUC), Escola de Ensino Médio Ministro Jarbas Passarinho (SEDUC), e Escola Educação Infantil e Ensino Fundamenal (SME) Maria do Carmo Andrade, que ao libererarem seus professores para a atuação no Programa de Residência Pedagógica, transformaram-nas em preceptoras e suas unidades escolares em escolas-campo.

Agradecemos às preceptoras Valderice Farrapo Costa, Francisca Fernanda Rodrigues dos Santos e Sandra Maria Dos Reis Feijão, que zelaram pelo cumprimento do Plano de Atividades e controloram com muita habilidade profissional a frequência dos residentes nas escolascampo e seguiram as instruções do docente orientador ao longo período de estágio no PRP para que todos cumprissem a carga horária mínima do Programa de Residência.

Registramos nossos sinceros agradecimentos aos professores do Curso de Letras que, direta ou indiretamente, contribuíram para que o estágio dos residentes se tornasse uma realidade nas escolas-campo, particularmente, o Prof. Dr Márton Támas Gémes, que muito nos ajudou na seleção dos residentes; aos professores de Estágio Supervisionado José Raymundo Figueiredo Lins Júnior, Flávia Cristina Cândido de Oliveira, Maria Lúcia Pontes Parente; à dedicação ao magistério de Letras dos professores Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo, Adriane Ferreira Veras, Candice Helen Glenday, Domênico Sávio R. Cavalcante,Fco. Sérgio Fernandes Carneiro, Franciclê Fortaleza Bento, Francisca Geane de Albuquerque, Ítalo Alves Pinto de Assis, Jessé de Sousa Mourão, Maria Edinete Tomás, Maria Elisalene Alves dos Santos, Maria Soares de Araújo e Raimundo Francisco Gomes; e ao apoio logístico dos professores Dr João Paulo Eufrázio de Lima e Dr Francisco Vicente de Paula Júnior, coordenador e coordenador do Curso de Letras, respectivamente.

Agradecemos à Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Coordenação Institucional do PRP da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA) por terem se empenhado na formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), de modo a viablizar a participação da nossa IES no Programa de Residência Pedagógica.

Agradecemos à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pela concessão da bolsa de estudos aos residentes, às preceptoras e ao docente orientador durante os 18 meses de realização de estágio em Letras (Língua Portuguesa) no Programa de Residência Pedagógica.

Aos professores Antonio Glaudenir Brasil Maia, Benedita Marta Gomes Costa e Lucilene Silva Pereira Soares, Marlene Feliciano Figueiredo, Petrônio Emanuel Timbó Braga por deixarem boas sementes de gestão acadêmica para adesão da UVA aos Programas de Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) Aos docentes orientadores do Programa de Residência Pedagógica Geovany Amorim Gome, Maria Antônia Veiga Adrião, José Osmar Vasconcelos Filho e demais docentes que se dedicaram intensamente, nas suas áreas de atuação, para viabilidade do Programa de Residência Pedagógica ao longo dos 18 de meses de estágio nas escolas-campo.

Gratidão à Luciene, Mariana e Atília Martins e ao meu neto João Vicente Martins, por me terem me apoiado no ofício de ser professor.

A todos queremos manifestar nossa gratidão.

Deixe uma resposta