Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa: elaboração, aplicação e análise de conteúdo – Manual Didático

ISBN: 978-65-86101-06-5
eISBN 978-65-86101-19-5

Autor/Organizadores: Ana Cláudia Bortolozzi Maia

Apresentação

Depois de anos ministrando disciplinas sobre metodologia na Pós-Graduação na área da Psicologia (PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, UNESP, campus de Bauru) e na área da Educação (PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR, UNESP, campus de Araraquara), fui reunindo conhecimentos teóricos e experiências didáticas que culminaram neste material que organizei na forma de Manual.

Evidentemente que há muitas outras questões a serem aprofundadas, cujas leituras indicadas ao final deste material, recomendo que sejam feitas para aprofundamento. Entretanto, a ideia neste momento é facilitar o leitor com apontamentos e lembretes sobre tópicos fundamentais na elaboração, aplicação e análise que não devem ser esquecidos quando se trata de usar os questionários e as entrevistas em pesquisas. Esses instrumentos de coleta, tão utilizados em pesquisas qualitativas, acabaram por ser banalizados e descuidados, e muitas vezes, invalidam uma pesquisa por terem erros, equívocos e vieses do pesquisador.

Este Manual está dividido em sete partes, apresentando as temáticas: (1) Fazer Ciência; (2) Tipos de Pesquisa; (3) Do tema ao método científico; (4) Planejando o Método e a escolha dos instrumentos; (5) Questionários e Entrevistas: elaboração e aplicação; (6) Erros, equívocos e cuidados éticos; (7) Análise de Conteúdo temático. Aproveito para agradecer o Prof.º Dr. Sadao Omote, que marcou a minha formação na pós-graduação, por me ensinar sobre método em pesquisa. Também agradeço à Leilane S. de Carvalho (Leila), pela leitura atenta, correções e organização deste Manual.

Boa leitura!

Ana Cláudia (Cau)

Deixe uma resposta