Pesquisas em psicologia da educação matemática: avanços e atualidades

eISBN: 978-65-86101-22-5

Autor/Organizadores: Miriam Cardoso Utsumi

PREFÁCIO

Este livro é uma homenagem à professora doutora Márcia Regina Ferreira de Brito Dias, organizado e confeccionado por professores que foram seus orientandos e/ou parceiros de pesquisa. Acreditamos que essa obra pode fornecer uma ideia da importância que essa professora teve na vida profissional e acadêmica de cada orientando.

Ao nos referirmos à professora Márcia, faz-se necessário apresentar, neste prefácio, brevemente, sua trajetória acadêmica, colhida de informações já publicadas, mas que, para o presente livro, representam as contribuições diretas e indiretas nas pesquisas orientadas. Desde o início desse percurso profissional, a professora Márcia desenvolveu atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, nas áreas da Psicologia da Educação, da Avaliação da Aprendizagem e da Psicologia da Educação Matemática, cujos trabalhos contribuíram com importantes vertentes da Formação de Professores.

Lançando um breve olhar na sua trajetória, a professora Márcia, formada em Psicologia, em 1973, pela PUC de Campinas, com título de Mestre em Educação pela UNICAMP, em 1977, e com o título de doutora em Educação, em 1984, pela PUC de São Paulo, atuou como docente do Departamento de Psicologia Educacional, da Faculdade de Educação da UNICAMP, desde 1974. No ensino de graduação, especificamente nas Licenciaturas, foi professora responsável por disciplinas relacionadas à Psicologia da Educação/Aprendizagem, tais como: Psicologia Educacional aplicada ao ensino de Ciências Exatas, Psicologia Educacional: aprendizagem aplicada ao ensino de Ciências Biológicas, entre outras. Já na pós-graduação, iniciou suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Educação, na área de concentração em Psicologia Educacional e, posteriormente, se direcionou à Psicologia da Educação Matemática, liderando o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática, o conhecido PSIEM da Faculdade de Educação da UNICAMP. É importante ressalvar que uma das significativas contribuições do PSIEM foi a implantação de uma nova área de concentração no Programa de Pós-graduação em Educação da FE/UNICAMP, ou seja, a área de Educação Matemática. Exerceu a coordenação dessa área no período de 1994 a 1998. Nos referidos programas, a professora foi responsável por disciplinas, como: Psicologia Cognitiva, Processamento de Informação, Solução de problemas em Matemática, entre outras. Orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de orientar trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Cumpre-nos destacar a importância do PSIEM, e que algumas dessas pesquisas são apresentadas neste livro, as quais abarcam referenciais teóricos e metodológicos no campo da solução de problemas, das atitudes em relação à Matemática, da formação conceitual, das habilidades matemáticas, entre outros.

Esses campos constituem algumas das áreas a que a professora Márcia se dedicou e contribuiu de forma significativa para o avanço das pesquisas em Educação Matemática no Brasil e no exterior.

Na área da Avaliação, a qualidade e excelência de sua produção científica resultou em sua participação e contribuição significativas junto ao Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior – SINAES, do Ministério da Educação, operacionalizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Nesse órgão, atuou especificamente, como membro e coordenadora da Comissão de formação geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.

Ainda na Faculdade de Educação da UNICAMP, no Departamento de Psicologia Educacional, a professora Márcia obteve o título de livre-docente em 1996 e, em 2001, passou a exercer o cargo de professora titular (MS6). Essa trajetória acadêmica destaca sua contribuição à área educacional com uma vasta produção de artigos, livros e capítulos de livros que, para o espaço deste prefácio, não seria possível descrever, mas que uma consulta bibliográfica mostrará também o perfil de pesquisadora competente e preocupada com os processos de ensino e aprendizagem nos âmbitos psicológico, cognitivo e afetivo.

Quando nos referimos à professora Márcia, não nos esquecemos de seu papel profissional enquanto coordenadora do PSIEM, que exerceu brilhantemente até o fim prematuro de sua vida, em julho de 2018: exigente com a qualidade dos trabalhos, com os prazos e com a frequência ao Grupo de Pesquisa. Esse rigor e seus ensinamentos resultaram na formação de competentes pesquisadores e professores que, hoje, estão inseridos em diversas universidades espalhadas pelo país, sendo que muitos deles atuam em programas de Pós-Graduação, liderando grupos de pesquisas relacionados à Psicologia da Educação Matemática.

Necessário também se faz registrar o lado humano da pessoa que a professora Márcia, foi para os seus orientandos, além de professora e orientadora, uma grande amiga: alegre, divertida, sempre disposta a ajudar. Hoje, a professora Márcia é uma referência nos trabalhos que visam à Educação Matemática de qualidade para todas as crianças e jovens da educação básica de nosso país.

Este livro, portanto, foi uma forma encontrada para expressar os agradecimentos de seus ex-orientandos por todas as contribuições no campo científico, profissional e pessoal que a professora proporcionou. É um orgulho, para todos nós, termos a professora Márcia como nossa eterna orientadora.

Ana Maria Freire P. M. Almeida
Nelson Antonio Pirola
Bauru, janeiro de 2020.

Deixe uma resposta