Relacionamentos amorosos: o antes, o durante e o depois – Volume 2

eISBN: 978-85-65943-71-0

Autor/Organizadores: Thiago de Almeida

Prefácio

É com extrema felicidade e gratidão que aceitei o convite de Thiago de Almeida para escrever o prefácio do segundo volume do livro “Relacionamentos amorosos: o antes, o durante… e o depois? ”. Venho desenvolvendo pesquisas sobre relacionamentos amorosos há algum tempo, e me alegra ver mais uma obra sobre o tema. Esse livro aumentará o conhecimento disponível no Brasil sobre o assunto.

Todas as pessoas que conheço interessam-se por esse fascinante assunto, mas poucas resolveram dedicar a vida ao estudo acadêmico dele. A área dos estudos científicos sobre o amor possui alguma tradição no exterior, mas ainda está engatinhando no Brasil. As pesquisas na área são lideradas por pesquisadores jovens, assim como o organizador desse livro. Toda a energia de que vem sendo empreendida pelos desbravadores da psicologia do amor no Brasil podem ser pode ser observada nessa obra.

O livro parte de uma ideia ousada, a de tratar os relacionamentos amorosos durante todo o seu ciclo. Assim, o leitor será convidado a viajar no tempo dessa intrigante busca da compreensão dos seus sentimentos mais íntimos e profundos. Essa jornada começa com reflexões acerca do que ocorre antes do início dos relacionamentos. Como fazer para iniciá-los? Como vencer a timidez? Quais os sentimentos de pessoas solteiras? Durante os relacionamentos, são enfrentadas questões como infidelidade, ciúme e quais os comportamentos necessários para manter uma relação feliz. Se, por ventura o relacionamento não é bem sucedido, têm-se questões como a dor dessa separação, como reconquistar a pessoa, dentre outras. A obra é, portanto, atemporal, e com certeza possui informações que descrevem o momento que o leitor está vivenciando.

Embora direcionado ao público leigo, o livro foi escrito por pessoas que lidam diretamente com este tema vinculadas ou não ao meio acadêmico. Os autores são oriundos de diversas áreas, enriquecendo a obra com contribuições multidisciplinares. A linguagem é bastante acessível, o que deve tornar o livro atrativo para todos os tipos de leitores, uma vez que o interesse pelo assunto dos relacionamentos parece ser universal.

É um livro acadêmico para ser lido nas férias. É um livro que provoca interessantes reflexões sem ser incompreensível. É um livro que agrega conhecimentos sem ser cansativo. É um livro que faz o leitor refletir sobre si próprio, mas considerando o outro. Resumindo, é um livro importante para a disseminação do conhecimento que as universidades brasileiras vêm produzindo, levando o público leigo a esse espaço de conhecimento.

Prof. Dr. Vicente Cassepp-Borges

Universidade Federal Fluminense – Pólo Universitário de Volta Redonda

Deixe uma resposta