Linguagem em diálogo com a sociedade: Teoria e Análise linguística

eISBN: 978-65-86101-35-5

Autor/Organizadores: Ivo da Costa do Rosário e Luciana Sanchez Mendes

Apresentação

Ivo da Costa do Rosário (UFF)
Luciana Sanchez Mendes (UFF)

Anualmente, os discentes do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, em parceria com os alunos do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura, promovem o SAPPIL/UFF (Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense).

Por meio do SAPPIL, estabelece-se um rico diálogo entre os dois programas de pós-graduação do Instituto de Letras da UFF com toda comunidade acadêmica. Além disso, os mestrandos e doutorandos têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos, de modo a divulgar seus resultados e, ao mesmo tempo, receber contribuições para a continuidade das pesquisas.

Em seu formato atual, que inclui espaços para apresentação em sessões coordenadas e sessões de pôsteres em Linguagem e em Literatura, além de pesquisas de iniciação científica e sessões destinadas à exposição de dissertações e teses recém-defendidas, o evento busca estimular a reflexão crítica acerca das pesquisas realizadas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado.

Em sua décima edição, realizada entre os dias 2 e 5 de setembro de 2019, o X SAPPIL/UFF mais uma vez deu visibilidade aos trabalhos realizados nas diferentes linhas de pesquisa dos dois programas de pós-graduação. A partir do tema ‘Linguagem e Literatura em diálogo com a sociedade’, foi possível traçar uma importante reflexão sobre como os estudos linguísticos e literários impactam a sociedade contemporânea e como, ao mesmo tempo, são impactados por ela. Além disso, muitas potencialidades e diversos desafios das áreas de Linguagem e Literatura foram objeto de discussão.

O presente volume, composto de 24 capítulos, é oriundo de reflexões surgidas a partir de trabalhos orientados pelos docentes da Linha 1 do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Essa linha de pesquisa, denominada “Teoria e Análise Linguística”, concentra importantes correntes teóricas em voga nos estudos científicos, como o Funcionalismo, o Cognitivismo, o Formalismo e outras.

Os capítulos deste livro estão aqui organizados em oito blocos. O primeiro bloco, denominado “Funcionalismo – Construções”, conta com 6 trabalhos e propõe a associação da Linguística Funcional à Gramática de Construções. O segundo bloco, intitulado “Funcionalismo – Orações”, conta com 5 trabalhos e, em termos teóricos, aplica o instrumental teórico funcionalista à análise dos processos de integração oracional. O terceiro bloco é dedicado à “Linguística Cognitiva” e conta com quatro trabalhos que analisam desde verbos até memes e um seriado televisivo. O quarto bloco é formado por dois trabalhos da área da “Semântica Formal” e versam sobre modificação de grau e o verbo ‘ser’. O quinto bloco também é composto de dois trabalhos e investigam temas relacionados à “Sociolinguística”, concentrando-se em colocação pronominal e regência. O sexto bloco trata dos seguintes temas: “Ensino de L2, Tradução e Bilinguismo”. Por fim, o bloco sete apresenta um trabalho da área de “Psicolinguística”, e o bloco oito propõe uma investigação no campo da “Prosódia”.

Todos esses trabalhos estão associados a quatro disciplinas oferecidas na Linha 1 do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. A disciplina “Língua em Uso” investiga as relações entre a língua e a sociedade, considerando os aspectos da estabilidade e da heterogeneidade linguística, com foco na variação linguística. Também considera fatores condicionantes de variação fonológica, morfológica e discursivo-pragmática. Outra vertente dessa perspectiva considera as pesquisas funcionalistas, nas interfaces entre discurso e gramática por um lado e linguagem e cognição por outro.

A disciplina “Linguagem e Cognição” centra-se especialmente nos processos cognitivos de produção e compreensão da linguagem em relação com outros domínios. Discute-se a aquisição da linguagem por diferentes perspectivas e também prevê discussões relacionadas a questões teóricas e metodológicas nas pesquisas descritivas.

“Estudos em gramática” propõe o estudo da descrição e da análise linguística, com foco nos processos de variação, mudança, gramaticalização, lexicalização, construcionalização e mudanças construcionais. Analisam-se as línguas em perspectivas sincrônica, diacrônica e pancrônica, com atenção para a complexidade da relação entre forma e função.

Essa disciplina também propõe reflexões sobre gramática e práticas de ensino-aprendizagem.

Por fim, a disciplina “Aspectos semântico-pragmáticos da linguagem” discute a questão da significação e do uso da linguagem, com foco em funções semânticas e na atualização do discurso. Quantificação, modificação, referência e atos de fala são temas de interesse dessa disciplina que se concentra sobre a semântica e a pragmática do ponto de vista formal, cognitivo e de outras perspectivas.

Este volume apresenta o resultado parcial de pesquisas de mestrado e de doutorado ainda em andamento ou recém-concluídas, trazendo ao leitor um recorte dos trabalhos em desenvolvimento na Linha 1 (“Teoria e Análise Linguística”) do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem.

Para os leitores iniciantes, acreditamos que os textos podem estimular o interesse pelas áreas temáticas. Para os leitores especialistas, acreditamos que os textos trazem um panorama dos trabalhos acadêmicos que se desenvolvem nessa linha de pesquisa. Logo, a leitura deste ebook é propícia a todos os interessados em questões linguísticas, em termos de descrição e de análise.

Desejamos a todos uma boa leitura

Deixe uma resposta