Docência: processo de aprender e ensinar. Vol. 4

ISBN: 978-65-86101-61-4
eISBN: 978-65-86101-62-1

Autor/Organizadores: Ana Lúcia Pereira; Fábio Antonio Gabriel; Maria Inmaculada Chao Cabanas; Roselaine Bolognesi

PREFÁCIO

Prefaciar um livro requer um cuidado muito grande, pois a obra em si, não é um texto de quem o prefacia, mas de alguma forma, forma o pensar e o conhecer deste que, ao ler a obra, se dispõe a falar dela neste momento. Sempre que leio um novo texto, um sem número de imagens se forma em meus pensamentos e elas vão, aos poucos acomodando-se (e reformulando-se; e reformulando-as) junto às outras imagens e ideias que construí sobre a temática. Essa ‘acomodação’ me remete a um trecho da obra Criatividade e processos de criação de Fayga Ostrower, pois essa aparente acomodação gera novos processos de criação e vai produzindo novos conhecimentos.

“Desde cedo, organizam-se em nossa mente certas imagens. Essas imagens representam disposições em que, aparentemente de um modo natural, os fenômenos parecem correlacionar-se em nossa experiência. Dissemos “aparentemente natural” porque desde o início interligamos as disposições que se formam com atributos qualitativos que lhes são estendidos pelo contexto cultural” (OSTROWER, 2014, p.58).

Falar da docência enquanto processo de aprender e ensinar, remete-me às imagens de docência que construí a partir da prática e do estudo da minha docência e da docência de outros. As imagens de docência que construímos provêm de um contexto cultural mais amplo e é essa perspectiva que esta coletânea adota, ao incluir textos que abordam a relação do ensinar e aprender com a biopolítica e o sentido da vida, por exemplo. Ao incluir textos sobre diferentes temáticas, como as novas tecnologias digitais e suas interfaces com a educação, leitura e literatura, currículos, gestão democrática e educação integral, muitas imagens complementares vão sendo formadas em nosso imaginário. Imagens que contribuem para nossa formação cultural, política e acadêmica.

Para quem transita pelas áreas de conhecimento relacionadas ao ensinar e aprender da educação física, da matemática, da filosofia, da pedagogia, da literatura, da história e das ciências, esse livro tem muito a lhe acrescentar. Caso o leitor não seja de nenhuma destas áreas, mas tenha interesse em pensar processos formativos e de atuação profissional, este livro também tem muito conhecimento a lhe comunicar, pois os textos apresentados discutem exemplos de práticas de formação inicial e continuada, práticas de ensino na educação básica e no ensino superior, ensaios teóricos e discussões a partir de levantamentos bibliográficos variados.

Parabenizo aos autores dos capítulos pela forma como traduzem seus pensamentos e conhecimentos em palavras; parabenizo aos organizadores pela amplitude de visões que dispuseram na obra; e parabenizo a quem se dispõe a ler esta obra, buscando novos referenciais e criando novas imagens em seus repertórios de conhecimentos. Que novos conhecimentos possam ser construídos por todos!

Boa leitura!

Outono de 2020.

Profa. Dra. Leila Inês Follmann Freire Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Química Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2014

Deixe uma resposta