Pesquisa e formação de professores em computação na modalidade educação a distância (EaD): conquistas e perspectivas

ISBN: 978-65-86101-71-3
eISBN: 978-65-86101- 72-0

Autor/Organizadores: Keylla Maria de Sá Urtiga Aita; Francisco Renato Lima; Aline Montenegro Leal Silva

Seja a história de múltiplas formas um reflexo da

física pós-einsteiniana, ou de uma sociedade

secular assombrada pela imprevisibilidade da

vida, ou de uma nova sofisticação no modo de

conceber a narração, suas versões alternadas da

realidade são hoje parte do nosso modo de pensar,

 parte da forma como experimentamos o mundo.

Viver no século XX é ter consciência das

diferentes pessoas que podemos ser, dos mundos

possíveis que se alternam e das histórias que se

entrecruzam infinitamente no mundo real. Para

apreender um enredo que se bifurca

constantemente, entretanto, é preciso mais do que

um denso romance labiríntico ou uma sequência

de filmes. Para capturar de fato essa cascata de

permutações, é preciso um computador. (Grifos nossos)

(MURRAY, 2011, p. 50)[1]

  1. MURRAY, H. Janet. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. E. K. Daher; M. F. Cuzziol. São Paulo: Itaú cultural; Unesp, 2011.  

PREFÁCIO

É com grande satisfação que o Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), por meio do curso de Licenciatura em Computação, coloca à disposição da comunidade acadêmica uma coletânea de textos de alto nível, na forma de capítulos de livros, oriundos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos por discentes do referido curso. Tais trabalhos servirão de base para a escrita de outras pesquisas científicas, não apenas da área de Computação, mas extensível às demais áreas do conhecimento. Convém destacar que, alguns trabalhos encontrados nessa obra foram aceitos para publicação e apresentação oral no Workshop de Informática na Escola (WIE) 2019, realizado em Brasília, tendo um deles recebido o prêmio de melhor artigo da trilha em que foi submetido, o que credibilizam ainda mais sua circulação no campo acadêmico.

A pesquisa no âmbito da graduação requer o conhecimento adquirido em disciplinas, sejam de cunho científico e/ou técnico, que se materialize na construção de conhecimento técnico-científico para a sociedade como um produto de elevado valor agregado. Nessa fase, muitas dúvidas e questionamentos são inerentes ao processo, sobrecarregando arduamente o trabalho dos corpos discente e docente. É nesse sentido, que se justifica a necessidade da presente obra, colocada à disposição de toda a comunidade acadêmica.

Dessa forma, toda e qualquer produção científica, como o TCC, esteja este sob a forma de artigo, monografia ou projeto de intervenção, deve obedecer à normatização da ABNT, que busca, na realidade, determinar um padrão de trabalhos, facilitando assim, a avaliação dentro de um mesmo parâmetro.

Uma viagem pelas páginas deste livro leva o leitor inicialmente a conhecer o processo de formação de professores de Licenciatura em Computação na modalidade Educação a Distância (EaD) no estado do Piauí; e, na sequência, a obra encontra-se dividida em cinco eixos, de acordo com a temática desenvolvida, totalizando vinte e oito capítulos. Dentre as temáticas trabalhadas, pode-se observar: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), avaliação ou desenvolvimento de software, inclusão digital, redes sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica.

Com essa iniciativa, o curso de Licenciatura em Computação consolida ainda mais o seu papel no cenário educacional piauiense, sempre atento ao objetivo de formar profissionais que possam atuar na área da educação com o auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tanto para ensinar conceitos de sua própria área, como também, para servir de ferramenta multidisciplinar para professores que atuam em diversas áreas, como: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, dentre outras.

Em face disso, gostaria de parabenizar o trabalho dos orientadores e organizadores desta obra: professora Dra. Keylla Maria de Sá Urtiga Aita (coordenadora do curso de Licenciatura em Computação), professor Me. Francisco Renato Lima (formador da disciplina de Estágio Supervisionado do curso), professora Ma. Aline Montenegro Leal Silva (coordenadora de tutoria do curso – função exercida de set. 2014 a fev. 2020, quando finalizou-se este livro) e demais professores, tutores e alunos envolvidos no processo de escrita dos textos aqui reunidos.

Nesse contexto, convido a todos a explorar as trilhas dessa valiosa obra!

Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes

Professor Titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI)

Teresina (PI), 15 de maio de 2020

Um comentário em “Pesquisa e formação de professores em computação na modalidade educação a distância (EaD): conquistas e perspectivas

Deixe uma resposta