Linguagem em diálogo com a sociedade: História, Política e Contato Linguístico

eISBN: 978-65-86101-55-3

Autor/Organizadores: Ivo da Costa do Rosário e Leonardo Ferreira Kaltner

Apresentação

Ivo da Costa do Rosário (UFF)
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Anualmente, os discentes do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, em parceria com os alunos do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura, promovem o SAPPIL/UFF (Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense).

Por meio do SAPPIL, estabelece-se um rico diálogo entre os dois programas de pós-graduação do Instituto de Letras da UFF com toda comunidade acadêmica. Além disso, os mestrandos e doutorandos têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos, de modo a divulgar seus resultados e, ao mesmo tempo, receber contribuições para a continuidade das pesquisas.

Em seu formato atual, que inclui espaços para apresentação em sessões coordenadas e sessões de pôsteres em Linguagem e em Literatura, além de pesquisas de iniciação científica e sessões destinadas à exposição de dissertações e teses recém-defendidas, o evento busca estimular a reflexão crítica acerca das pesquisas realizadas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado.

Em sua décima edição, realizada entre os dias 2 e 5 de setembro de 2019, o X SAPPIL/UFF mais uma vez deu visibilidade aos trabalhos realizados nas diferentes linhas de pesquisa dos dois programas de pós-graduação. A partir do tema ‘Linguagem e Literatura em diálogo com a sociedade’, foi possível traçar uma importante reflexão sobre como os estudos linguísticos e literários impactam a sociedade contemporânea e como, ao mesmo tempo, são impactados por ela. Além disso, muitas potencialidades e diversos desafios das áreas de Linguagem e Literatura foram objeto de discussão.

O presente volume, composto de 30 capítulos, é oriundo de reflexões surgidas a partir de trabalhos orientados pelos docentes da Linha 3 do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Essa linha de pesquisa, denominada “História, política e contato linguístico”, concentra três grandes blocos temáticos, concernentes aos seus principais temas de investigação.

Os capítulos aqui organizados seguem a distribuição desses três grandes blocos. Assim, no primeiro bloco temático, apresentam-se os capítulos mais diretamente relacionados à ‘Historiografia da Linguística’ e à ‘História das Ideias Linguísticas’, com 11 trabalhos. No bloco 2, estão os capítulos das áreas de ‘Política Linguística e Glotopolítica’, com 7 trabalhos. Por fim, o bloco 3 congrega estudos associados às áreas da ‘Sociolinguística e da Ecolinguística’, com 12 trabalhos.

O primeiro bloco temático é dedicado às áreas de Historiografia da Linguística e História das Ideias Linguísticas, com textos que problematizam as ciências da linguagem, a partir de análise do processo histórico. O Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF conta com duas disciplinas relacionadas a esse campo de atuação.

A disciplina de História das Ideias Linguísticas tem como tema a análise da produção e circulação das ideias linguísticas, o estudo da institucionalização e disciplinarização das ciências da linguagem, a observação do fenômeno da gramatização, as políticas de línguas e a colonização linguística, entre outros temas de interesse. A disciplina de Historiografia da Linguística, por sua vez, aborda a meta-historiografia, a gramaticografia e a linguística missionária.

Já o segundo bloco temático é composto de textos vinculados à temática da Política Linguística e da Glotopolítica. Dentre os temas tratados, destacam-se as questões do planejamento linguístico, das representações e das ideologias linguísticas, abordando temas como língua oficial, língua nacional e língua internacional. Outros objetos de estudos relacionados à disciplina são os direitos linguísticos, a relação entre política linguística e ensino.

Por fim, o terceiro bloco é composto de áreas temáticas relacionados à Sociolinguística e à Ecolinguística. A disciplina de Contato de Línguas aborda os temas do bilinguismo, do multilinguismo e do plurilinguismo, analisando questões relacionadas a identidade linguística e cultural. Outros fenômenos que estão no escopo da disciplina são os usos linguísticos, a relação entre língua e meio ambiente, em contextos de colonização, migrações e contextos políticos de fronteiras linguísticas e geográficas. Outros temas são a variedade e a mudança linguística em perspectiva de contato.

O volume apresenta o resultado parcial de pesquisas de mestrado e doutorado ainda em andamento ou recém-concluídas, trazendo ao leitor um recorte dos trabalhos em desenvolvimento na Linha 3 (“História, Política e Contato Linguístico”) do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem.

Para os leitores iniciantes, acreditamos que os textos podem estimular o interesse pelas áreas temáticas. Para os leitores especialistas, acreditamos que os textos trazem um panorama dos trabalhos acadêmicos que se desenvolvem em nossa linha de pesquisa. Logo, a leitura deste ebook é propícia a todos os interessados em história, política e contato linguístico.

A fim de encerrar essas breves considerações, invocamos uma frase latina, de grande valor humanístico, que adorna o brasão comemorativo de cinquenta anos da Universidade Federal Fluminense, sugerida pelo professor emérito Rosalvo do Valle, exímio latinista e um dos fundadores do Instituto de Letras: ‘Discere, docere, seminare’ (‘Aprender, ensinar, semear’). Nesse espírito de disseminar o conhecimento, o trabalho que aqui se propõe é o da defesa das Humanidades e o da busca pela excelência acadêmica.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Deixe uma resposta