Manual Técnico Operacional. Procedimentos de biossegurança para prevenção do contágio e propagação da Covid-19 para extensionistas rurais e agentes de fiscalização

ISBN: 978-65-87645-46-9

Autor/Organizadores: Luís Fernando Soares Zuin; Adroaldo José Zanella; Helena Lage Ferreira; Domenico Vecchio; Poliana Bruno Zuin; Juliana do Amaral Moreira C. Vaz; Luciane Ribeiro do Valle; Sara Dias-Trindade; Marcelo Candido; Gabriel Arroyo; Michelle Silva Araújo; Márcia I. Grapéggia Zanella; Timóteo Ramos Queiroz.

PREFÁCIO

A primeira qualidade deste Manual Técnico é trazer uma estratégia de prevenção do contágio e propagação da Covid-19 especialmente desenhada para o meio rural, muito esquecido nas políticas emergenciais da pandemia, que são majoritariamente voltadas para o mundo urbano.

Prover os extensionistas rurais e agentes de fiscalização com ferramentas que possibilitem um planejamento adequado das ações de intervenção no meio rural de modo que ocorram de forma consciente e segura, além de poupar vidas, é uma contribuição valiosa para a segurança alimentar de toda a sociedade.

Os autores abordam as medidas preventivas de maneira sistêmica, englobando as formas de contágio, os cuidados com os agentes extensionistas, as famílias rurais, os equipamentos de proteção individual, o mapeamento dos pontos críticos de contaminação nos processos produtivos e o planejamento de visitas a campo. Trazem também sugestões de peças de comunicação e mensagens de voz para pronta utilização.

O caráter educativo da estratégia, que é o próprio pulmão da práxis extensionista, está claramente destacado na segunda parte do manual, que traz também uma importante e forte convocatória ao conjunto dos profissionais da agricultura para que se transformem em verdadeiros agentes de saúde no combate à pandemia.

É um relevante subsídio ao esforço coletivo de combate ao inimigo invisível e de agressividade avassaladora que paralisou de forma abrupta todas as atividades sociais e produtivas do país e cuja superação é uma meta de todos.

Juntemo-nos a essa luta!

Campinas-SP, 29 de julho de 2020.

Abelardo Gonçalves Pinto
Vice-Presidente da Associação
Paulista de Extensão Rural – APAER

Deixe uma resposta