Práticas pedagógicas ativas no ensino superior: desafios, saberes e inovação

ISBN: 978-65-87645-40-7
eISBN: 978-65-87645-41-4

Autor/Organizadores: Jovina da Silva; Francisco Renato Lima

PREFÁCIO

O modelo de sala de aula passiva, no qual os alunos são expostos a infinitas horas de aulas teóricas, ainda está presente em muitas escolas e universidades. No entanto, na atualidade, as formas de ensinar e de aprender estão sendo fortemente influenciadas pelas tecnologias digitais. Muitos alunos substituíram as enciclopédias por sites de busca, os cadernos por aplicativos de anotações, os livros físicos por e-books e documentos digitais e debates presenciais por mediações com uso de ferramentas de comunicação online.

Nessa seara, faz-se necessário realizar ajustes para minimizar os impactos negativos causados, tal como a formação continuada para os professores, uma vez que toda mudança gera adaptações graduais, as quais exigem preparação e devem ser analisadas pelos prismas das vantagens e das desvantagens.

Alguns professores ainda se mostram um pouco resistentes a essas mudanças e preferem continuar reproduzindo os modelos mais tradicionais. No entanto, a inovação é um caminho sem volta. As novas gerações (z e alpha) já utilizam os recursos tecnológicos de maneira tão natural, que não mais concebem um ensino baseado apenas na transmissão, sem interação, sem construção e sem troca constante de experiências de maneira mais prática.

Portanto, falar de metodologias ativas é falar da atualidade, pois, neste novo contexto, nossos alunos são os protagonistas do processo e precisam de aulas e atividades em que possam colocar em prática toda a sua criatividade na construção dos conhecimentos.

Nesse sentido, a obra intitulada: Práticas pedagógicas ativas no Ensino Superior: desafios, saberes e inovação, organizada pelos professores Jovina da Silva e Francisco Renato Lima e demais autores apresenta uma excelente contribuição à formação dos professores, na medida em que oferecem dez capítulos com textos que fornecem uma ampla visão acerca das metodologias ativas e suas possibilidades prática na sala de aula.

Entre os diversos assuntos discutidos nos capítulos da obra, são abordados temas, tais como: docência do Ensino Superior, recursos didáticos, ecossistema pedagógico, habilidades docentes socioemocionais, a influência da aplicação de metodologias ativas, o portfólio como recurso de avaliação da aprendizagem, brainstorming, entre outros temas.

Este livro é, com certeza, um caminho para que muitos educadores, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior, possam planejar suas sequências didáticas e, dessa forma, propiciar uma aprendizagem mais ativa e contextualizada para os alunos do século XXI.

Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Deixe uma resposta