Neuropsicologia: casos clínicos

ISBN: 978-65-87645-88-9

Autor/Organizadores: Karina Kelly Borges; Shaday Prudenciatti

Apresentação

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que investiga as relações entre processos e mecanismos cerebrais, por um lado, e controle cognitivo e comportamental, por outro. A ciência neuropsicológica se expandiu em um ritmo vertiginoso, com uma compreensão cada vez maior dos processos subjacentes aos modelos tradicionalmente mantidos do funcionamento neuropsicológico, assim tem visto uma ênfase crescente na prática neuropsicológica baseada em evidências.

O objetivo do e-book foi contextualizar a prática clínica em neuropsicológica por meio de estudos de casos supervisionados. A supervisão clínica desempenha um papel crucial no treinamento de neuropsicólogos e na melhoria da qualidade dos serviços. Em sua definição mais básica, a supervisão clínica é uma intervenção destinada a melhorar o funcionamento profissional dos supervisores e monitorar a qualidade do atendimento dos avaliadores. Como o modo preferido de transmissão de habilidades práticas, a capacidade de fornecer supervisão há muito tempo é adquirida principalmente com base apenas na própria experiência como supervisora. No entanto, a supervisão está sendo cada vez mais reconhecida como uma intervenção específica que requer seu próprio conjunto de competências, modelos, métodos e considerações éticas.

O curso de Neuropsicologia Clínica traz conceitos metodológicos fundamentais, modelos teóricos e paradigmas de investigação científica dos processos neuropsicológicos levando em consideração a interface com as neurociências. Fornece embasamento teórico em relação ao funcionamento cerebral, do ponto de vista anatômico, químico, cognitivo e funcional, prepara o profissional para a realização de entrevista neuropsicológica, escolha dos instrumentos necessários e elaboração de um protocolo de avaliação neuropsicológica adequado ao perfil do paciente; analisando junto as normas a correção e análise dos instrumentos utilizados; desenvolvendo o raciocínio clínico e correlacionando os resultados da avaliação neuropsicológica com os dados da história. Assim, essa obra resume a dedicação das nossas supervisoras e seus alunos, no objetivo de tornar a Neuropsicologia cada vez mais conhecida e aprimorada no campo da Psicologia.

As organizadoras:
Karina e Shaday

Deixe uma resposta