Políticas públicas, diversidade e formação: contribuições da pesquisa em educação

ISBN: 978-65-5869-021-4
eISBN: 978-65-5869-022-1

Autor/Organizadores: João Wagner Martins; Adriano Claiton Alves Castro; Marcelo Luis Dos Santos Antonio

PREFÁCIO

Nos dias que correm, entre tantas dificuldades que a Educação brasileira enfrenta, é uma agradável surpresa saborear textos que abrangem assuntos de real importância para a área. Esta é uma obra que dialoga com situações do cotidiano das escolas e de seus personagens principais, professores, alunos e sociedade.

É o que encontramos nestes artigos, que tratam da vida real e de como estas situações podem ser resolvidas, ancorados nas fontes mais respeitadas. Desde o aspecto administrativo, a questão ambiental, o dialogismo de Bakhtin e a charge, a quebra de paradigmas da Escola da Ponte, a Inclusão versus Exclusão, a Contação de Histórias e seus benefícios para o desenvolvimento infantil, o que é ser líder e como exercer a liderança. Além do mais, o inusitado da pedagoga Ellen Gould White, uma voz distante do século XIX que se faz ouvir no século XXI, o debate tão pertinente sobre a Transfobia que circula em nossa sociedade, e como resolver novas formas de avaliar o aluno, de forma holística, em um tempo de opiniões polarizadas.

Os autores discutem temas da vida real e apontam rumos para a Educação no país, fruto de pesquisa e reflexão dos que se dedicam a produzir a escrita e a estimular outros pesquisadores. Só desse modo o cenário de desigualdades na Educação poderá mudar, com o debate, com a troca democrática de ideias, por meio da pesquisa, sempre necessária.

Cabe celebrar a iniciativa dos organizadores, Adriano Claiton Alves Castro, João Wagner Martins e Marcelo Luís dos Santos Antônio, que convocaram os colegas para compartilharem assuntos tão pertinentes. Sem dúvida, essas reflexões podem contribuir no sentido de uma educação crítica, além de estimular outras publicações, nesses tempos em que a educação está em constante mutação.

Certamente, essas ponderações serão muito bem-vindas.

Maria de Fatima Andrade Costa Henriques

Anúncios

Deixe uma resposta