Cotidiano e currículo na educação básica: produtos e relatos de egressos.

ISBN: 978-65-5869-018-4
eISBN: 978-65-5869-019-1

Autor/Organizadores: Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto; Maria Cristina Ferreira dos Santos

PREFÁCIO

O Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEBUERJ) traz a público uma das mais interessantes contribuições da pesquisa em cotidiano e currículo. Cuidadosamente organizado por Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto e por Maria Cristina Ferreira dos Santos, o livro em suas mãos (ou em sua tela) dá maior visibilidade ao conjunto de produções criadas pelos alumni, como prefiro chamar os egressos, os ex-alunos, desse importante programa de Mestrado Profissional que o Colégio de Aplicação (CAp) da UERJ, hoje Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, fornece ao Rio de Janeiro e ao Brasil. Essas duas primeiras frases já demarcam minha enorme admiração por essa Unidade seminal da UERJ que, junto com suas duas Faculdades de Educação – na sede e na Baixada Fluminense – transformou seu tradicional Colégio em um Instituto, em uma unidade acadêmica autônoma que consolida e irradia experiências inovadoras que agregam qualidade à Educação Básica. Essa foram algumas das grandes mudanças que podem ser apreciadas nos 70 anos da UERJ, especialmente nas últimas décadas, que situam a universidade na vanguarda da produção acadêmica e técnica em Educação e em Ensino.

O PPGEB está estruturado em uma única área de concentração – Cotidiano e currículo na Educação Básica – e em linhas de pesquisa que contemplam as especificidades dos segmentos de Ensino brasileiro: anos iniciais do Ensino Fundamental e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino médio. Ao organizar o livro seguindo a própria proposta do Programa, e por meio de seu projeto de acompanhamento dos egressos e de seus produtos, as organizadoras possibilitam que seus leitores acessem fácil e rapidamente produtos que podem ter aplicação imediata nesses contextos de ensino. É a pesquisa na escola e sobre a escola, algo muito diferenciado nesse lócus especial de implementação e inovação concreta de práticas educacionais da mais alta qualidade, referência para o país.

Quando a proposta do PPGEB chegou a CAPES, em 2013, eu estava na coordenação da Área de Ensino. Naquele momento percebemos claramente que a pesquisa realizada nas escolas da Educação Básica, desde o tradicional Colégio Pedro II até os Colégios de Aplicação e Institutos de Educação em diversos estados do Brasil, poderia fazer muita diferença no cenário da Educação nacional. Esse livro é uma comprovação dessa percepção. Foi muito acertada a decisão de acompanhar de perto a produção de seus alumni através de um projeto de pesquisa, pois articula melhor os produtos do ensino do PPGEB com sua pesquisa avaliativa e de implementação. E o fato do projeto “Acompanhamento de egressos do PPGEB: contribuições para a atuação profissional” ter sido submetido e aprovado em edital público da FAPERJ, valoriza ainda mais essa iniciativa. Este livro é o primeiro fruto desse movimento, ainda no contexto das dificuldades de fomento que atinge a FAPERJ, mas também sobrepassando e superando essa dificuldade, entregando o livro à sociedade como produto concreto.

Os leitores que esperam novidades nesses campos de pesquisa e atuação vão ter sua expectativa atendida neste livro. Todos os temas abordados, da Educação Inclusiva à Educação de Jovens e Adultos, das abordagens multidisciplinares para o ensino de Ciências e Matemática às propostas sobre linguagens, das perspectivas de gênero às tecnologias educacionais, os diversos capítulos registram inovações embasadas em reflexões geradas no chão da escola.

Os leitores vão descobrir a riqueza de trabalhar com autobiografias, com documentários, com narrativas de professoras, teatro, fotografia, com a merenda escolar e com a educação física, entre outros temas. E, como não podia faltar, vão descobrir a atualidade de pesquisas sobre a introdução e uso intensivo de tecnologias digitais e virtuais na Educação Básica. Experiências, vivências, produtos e validações que apenas um Mestrado Profissional da qualidade do PPGEB-UERJ pode oferecer.

Redigir o prefácio desse livro, no início, me pareceu um desafio difícil, pois o faço no contexto da pandemia de COVID-19, com minha mente e minhas práticas docentes concentradas no enfrentamento desse problema tão assustador para todos.

Mas a leitura agradável das páginas do livro, capítulo a capítulo, foi me levando para um lugar de liberdade desse tema da pandemia. Uma leitura fluida, que me recolocou nas experiências concretas das salas de aula, fechadas há muitos meses no Brasil e desafiando a construção de um ensino híbrido, escola-casa, presencial-virtual, espaços abertosespaços internos, aulas convencionais-aulas ativas, estudo individual-estudo coletivo, avaliações repensadas. A leitura dos registros experienciados e apresentados nesse livro nos conduz a essa liberdade, a esse sonho, ao ânimo que surge do convívio no chão da escola, com professores criativos e motivados a refletir e inovar no ensino.

Estou certa de que terão momentos tão prazerosos como os que eu tive ao devorar a leitura desse livro. Bem vindos aos momentos de sonho e de liberdade para impulsionar a melhoria do ensino na educação básica.

Tania Araujo-Jorge
Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz,
Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2020

Anúncios

Um comentário em “Cotidiano e currículo na educação básica: produtos e relatos de egressos.

Deixe uma resposta