Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação

ISBN: 978-65-5869-107-5
eISBN: 978-65-5869-108-2

Autor/Organizadores:

Ana Lúcia Pereira; Antonio Carlos da Souza; Edimar Brígido; Flávia Wegrzyn
Magrinelli Martinez.

PREFÁCIO

Honra-me sobremaneira prefaciar este terceiro volume de “Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação”. Faço-o na atitude de aprendente, pouco comum a prefaciador. Aqui, no entanto, a prefaciadora se coloca numa situação de privilégio, tendo a prioridade da leitura para que se anuncie a alegria daquilo que foi aprendido, descoberto, encontrado.

O que me proponho, desse modo, é um passeio pelas impressões, observações e sensações que acumulei no instante do mergulho que fiz nestas páginas, a que deverei voltar constantemente para minha própria evolução, pessoal e profissional.

É certo afirmar que esta obra figura como importante contribuição para o exercício da reflexão e compreensão de novos paradigmas sobre temáticas da educação, no que tange ao cenário contemporâneo.

Os dilemas e desafios enfrentados por aqueles que se (pre)ocupam com essa temática têm se agravado nos últimos anos e, mais ainda, se considerarmos o recente panorama trazido pela incidência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Trata-se, indiscutivelmente, de um cenário nebuloso e complexo. Nebuloso porque a prática educacional se transformará de modo radical e irreversível sem, contudo, trazer alguma previsibilidade. Complexo porque a satisfação das demandas sociais na educação vem sido sistematicamente ignorada em prol de interesses que se alinham com o modelo neoliberal e capitalista, que mercantiliza impiedosamente o exercício da aquisição de conhecimento em detrimento da formação de indivíduos com poder crítico e transformador.

Nesse sentido, as perspectivas que você, leitor, irá encontrar aqui, são produto de um rico esforço colaborativo que aborda o exercício docente de forma ampla e contextualizada. Encontramos aqui, portanto, uma busca e uma construção coletivas de um projeto social de conhecimento. A análise de diversos casos concretos é um diferencial, que avulta a construção de discussões críticas no horizonte de grandes eixos da área docente, como se cada um dos autores procurasse destacar o fazer do dia a dia, o vivido e vivenciado em suas práticas de educação e ensino, refletido e elaborado crítica e criteriosamente.

Por estes motivos, entre outros que se desvelam no conteúdo instigante e didático desta obra, é com grata satisfação e orgulho que apresento e recomendo o presente livro. Boa leitura a todos e a todas.

Professora Doutora Maria Julia Souza Chinalia
Mestre e doutora em Prevenção e Intervenção Psicológica
(PUC-Campinas)

Deixe uma resposta