Educação Física Escolar: noções básicas para as séries iniciais

ISBN: 978-65-5896-139-6

Autor/Organizadores: Verônica Fernandes de Carvalho; Rafael Marques Garcia; Wilder Kleber Fernandes de Santana

PREFÁCIO

(Des)territorializando conceitos em Educação Física

Veronica Femandes De Carvalho
Rafael Marques Garcia
Wilder Kleber Femandes De Santana

Este trabalho representa mais que palavras escritas, consiste em argumentações que encontram dinamismo na prática docente. Com a propositura dessa obra, não pretendemos apenas repetir informações que já foram tanto debatidas desde a década de 1990 no cenário brasileiro, mas reverberar propostas teórico-analíticas que contribuam para professores nas séries iniciais de escolas em campo vernáculo.

Refletir sobre a prática dos acontecimentos é um convite ao amadurecimento: como eu posso melhorar? De que forma eu posso inovar naquilo que já é meu cotidiano profissional? É nessa esteira que surge nossa proposta de (des)territorializar espaços em que ocorre a Educação Física escolar, ou seja, contribuir em termos de posicionamentos em salas de aula, como lidar com as crianças das séries iniciais, como conduzi-las a um aprendizado prazeroso e eficaz.

O escopo de nosso material aborda assuntos que envolvem brincadeiras no espaço escolar, interação e motivação, a relação entre teoria e prática, ludicidade, o contexto histórico da Educação Física, bem como da psicomotricidade e a importância do pré-esporte.

Em relação ao objetivo assumido – realizar um estudo que se debruça sobre a esfera da Educação Física escolar no âmbito das séries iniciais, sobretudo em função da maneira como os professores podem construir estratégias ao difundirem suas práticas – concluímos que, de modo geral, repensar faz parte de um ritual para inovação. Esperamos poder contribuir para que novos horizontes sejam aguçados, e que diversos profissionais possam se sentir estimulados não apenas a reinscrever suas práticas, mas a atuarem como agentes em fronteiras dialógicas que inovam, elevando a Educação Física para além de uma disciplina mecânica, mas renovadora e humanizadora.

Anúncios

Deixe uma resposta