Conteúdo Interativo

Tutorial de como gravar a imagem (arquivo ISO) em CD/DVD e como rodar diretamente por um dispositivo virtual

As imagens ISO são arquivos com imagens de disco criadas a partir de um CD, um DVD ou um Blu-Ray para o computador. Elas armazenam, em um único arquivo, toda a estrutura de uma mídia, desde o menu até o conteúdo propriamente dito. Um exemplo de arquivos ISO que podemos encontrar na internet disponível para download é o Ubuntu, famoso sistema operacional Linux.

Neste tutorial, te ensinaremos a gravar uma imagem ISO em uma mídia para poder utilizá-la sempre que você precisar. Para isto, é necessário que você tenha um CD, DVD ou Blu-Ray virgem, dependendo do tamanho do arquivo que será gravado, e baixe o programa ImgBurn a partir deste link.

Gravando uma imagem ISO no ImgBurn

Após instalar o programa ImgBurn no seu computador, insira o CD, DVD ou Blu-Ray virgem no drive do computador. Abra o ImgBurn e clique em “Write image file to disc”.

Em seguida, procure a localização da imagem ISO e clique em “Abrir”. Depois, escolha a velocidade da gravação e o número de cópias. Por fim, clique no ícone localizado no canto inferior esquerdo para começar a gravação.

Você pode acompanhar o processo da gravação através das barras localizadas na parte inferior do programa. Também é possível selecionar para que o CD seja ejetado, para que o programa seja fechado ou para que o computador seja desligado quando a gravação for concluída.

Após terminar a gravação, seu CD ou DVD estará pronto para ser utilizado. Apesar de utilizarmos o ImgBurn, vale salientar que outros programas como o Nero e o Ashampoo Burning Studio também são opções de gravadores para suas imagens ISO.

Como emular um drive de CD/DVD

A imagem de CD/DVD (normalmente arquivos com a terminação .ISO ou .BIN) é um formato bastante utilizado para distribuir arquivos na internet, sendo por um lado bastante prático, pois é necessário somente gravá-lo em uma mídia do jeito que está, mas com um inconveniente, já que se torna inútil se você não tiver um CD ou DVD virgem disponível. Os usuários de netbooks, em especial, ficam sem opção, já que esse segmento de computadores não possui um leitor de mídias embutido.

Para resolver esse problema, alguns fabricantes de software desenvolveram programas que “emulam” um drive, fazendo o Windows acreditar que existe um leitor/gravador de CD, DVD ou mesmo Blu-Ray virtual na sua máquina.

Esses programas cumprem o que prometem, mas não são tão intuitivos quanto os usuários gostariam, então esse tutorial o irá guiar passo-a-passo um dos softwares mais utilizados desse gênero: o Daemon Tools Lite.

Primeiro falaremos do Daemon Tools Lite:

Passo 1: Faça o download do Daemon Tools Lite

link: https://www.daemon-tools.cc/por/products/dtLite#page

Instalador do Daemon Tools Lite

Quando terminar, dê um clique duplo no arquivo para iniciar a instalação.

Passo 2: Instalação

A primeira janela pergunta qual o idioma de preferência. Se você baixou o programa aqui mesmo do site do Ultra Downloads, o Português Brasileiro aparecerá como padrão. Caso contrário, basta selecioná-lo nas opções disponíveis:

Seleção do idioma

A próxima janela solicita que você aceite os termos da licença de uso para continuar. Clique em “Eu Aceito” para continuar:

Termos de licença do Daemon Tools Lite

Neste tutorial estamos assumindo que você deseja instalar a versão gratuita do programa, então selecione a opção “Licença Gratuita” e clique em “Próximo”:

Escolha de licenças do Daemon Tools Lite

Nessa janela os componentes que serão instalados aparecerão listados, e a opção “SPTD 1.80 (É necessário reiniciar)” aparece desmarcada. Essa ferramenta habilita alguns recursos avançados de emulação, não sendo necessária para a emulação comum de drives, então neste caso recomendamos deixar essa opção desmarcada:

Módulos de instalação do Daemon Tools Lite

A próxima janela não possui nenhuma relação com o Daemon Tools Lite. Apenas oferece a instalação conjunta do navegador Google Chrome. Se você não pretende instalá-lo ou já o possui no sistema, desmarque essa opção:

Instalação do Google Chrome

O MountSpace usa as estatísticas de uso do Daemon Tools Lite para corrigir bugs e acrescentar novos recursos através do recolhimento anônimo de informações de uso. Isso significa que o programa enviará dados de como você o utiliza através da internet.

Esse envio de dados é anônimo, de forma que o MountSpace não terá acesso a nenhum dado pessoal, então a escolha por enviá-los é opcional e não influenciará no uso do programa:

Envio de estatísticas

A próxima etapa mostra onde ficarão os arquivos de instalação, escolhendo por padrão o diretório “C:Program FilesDAEMON Tools Lite” ou “C:Arquivos de ProgramasDAEMON Tools Lite”. Você pode mudar o diretório se quiser. Aqui, optamos pelo local padrão:

Diretório de instalação do Daemon Tools Lite

Agora basta esperar a instalação terminar.

Instalação do Daemon Tools Lite

Pronto! Clique em “Fechar” com a opção “Executar o DAEMON Tools Lite” selecionada e inicie o programa.

Passo 3: Utlização do Programa

Durante a instalação do programa o drive virtual é automaticamente criado, e uma letra é atribuída a ele. No nosso caso, é a letra “F:”, aparecendo na tela inicial do programa como “[DT – 0] (F:) Sem mídia”.

Tela inicial do Daemon Tools Lite

No Windows Explorer existe um novo drive com o nome “Unidade de BD-ROM”, o que significa que ele pode ler arquivos .ISO tanto de imagens de Blu-Ray quanto de CDs ou DVDs:

Drive virtual no Windows Explorer

Agora vamos montar uma imagem como exemplo. Existem dois caminhos possíveis:

  • Clicando no ícone de uma folha de papel com um desenho de CD e uma seta verde apontada para a esquerda;
  • Clicando com o botão direito no ícone “[DT – 0] (F:) Sem mídia” e em sequida em “Montar”;

Basta selecionar o arquivo .ISO para abri-lo. Nós selecionamos o primeiro CD do jogo Age of Empires III:

Imagem de CD do jogo Age of Empires III

Agora basta usar a mídia como se estivesse em um drive real na janela de reprodução automática do Windows:

Reprodução automática do CD do Age of Empires III

Todos os arquivos utilizados no Daemon Tools Lite ficam armazenados na área de “Catálogo de Imagens”, portanto você não precisa fazer esse processo todas as vezes que for montar uma imagem. Basta clicar com o botão direito no arquivo e selecionar “Montar”:

Catálogo de Imagens do Daemon Tools Lite

Tutoriais via Canaltech